top of page

E o nosso primeiro cânion é o Cânion Alcantilado.

Atualizado: 31 de mai. de 2020


Cânion do Alcantilado, Mato Grosso do Sul. 📷@snowfabiana19

Você já ouviu falar do Cânion Alcantilado? "Alcanti o quê?" Cânion Alcantilado! Nunca ouviu falar?

Bom, pra começar, eu vou explicar o que significa alcantilado. A palavra alcantilado, segundo o dicionário, corresponde a um adjetivo que retrata uma forma escarpada, íngreme, de altura elevada, de grande extensão vertical.

Agora que você já compreende essa palavra, passamos as informações sobre esse novo cânion descoberto no estado de Mato Grosso do Sul, na sua região centro-norte, no município de Rio Negro, que fica a uns 144 km da capital, Campo Grande.

O cânion está localizado em uma propriedade particular que fica a 20 km da cidade de Rio Negro, cujo acesso é por uma estrada de chão em boas condições. Ele foi descoberto na região que compreende a Serra de Maracaju e o Vale do Rio Alcantilado. Em razão das suas paredes de arenito com alturas elevadas em torno de 80 a 100 metros, é possível realizar atividades de turismo de aventura e práticas de esportes radicais como rapel, escalada e o boia cross, caso o volume de água do Rio Alcantilado permita a atividade.

Trilha do Cânion Alcantilado. 📷@snowfabiana19

É um dos únicos locais no estado de Mato Grosso do Sul onde se vem praticando o canionismo ou, em inglês, canyoning (exploração esportiva de cânions), que consiste na prática esportiva que nasceu na década de 1970 na Europa, especificamente na França e Espanha e que compreende percorrer cursos d'água, na vertical ou na horizontal, passando pelos mais diversos obstáculos em ambiente natural, desde a descer um rio, um riacho ou um córrego, até cachoeiras, poços, transpondo corredeiras e pedras cobertas pela mata. Essas ultrapassagens de obstáculos configuram o grande desafio do esporte.

Poço Azul, Rio Alcantilado. 📷@snowfabiana19

Ao atravessar o cânion, ao seu final, é possível aproveitar um banho numa piscina natural e, no período da seca, é possível aproveitar uma região chamada de laje, curtindo as pedras e a água que recortam o rio. Seguindo no mesmo caminho do rio, após a laje é possível se maravilhar com o poço azul que é formado pelas águas do rio com a coloração azul e algumas vezes em tons esverdeados dependendo do período do ano.

Laje no Rio Alcantilado. 📷@snowfabiana19
Poço Azul. 📷@snowfabiana19

Já para os apaixonados pelas trilhas, é possível realizar diversas delas e contemplar as belezas do cânion e dos morros que compõem a Serra de Maracaju.

Dentre essas trilhas que são de curto percurso, a máxima em torno de uns 10 km, podem ser contempladas duas "tocas" ou mais precisamente cavernas, as quais possuem pinturas rupestres e parte da construção do que seria uma casa que foi habitada pelos povos indígenas que residiam na região.

Toca do Índio II. 📷@snowfabiana19

O cânion é um local de beleza ímpar e diferenciada no estado de Mato Grosso do Sul, e que pode ser apreciado em passeio de day use para explorar as trilhas da região, e se divertir tomando banho nas águas do Rio Alcantilado.

Se você gostou, se tem interesse em conhecer essa região se inscreva no nosso site e no nosso instagram, pois em breve estaremos divulgando escapadinhas para esse destino maravilhoso.



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo