top of page

E agora, José? Caminhada? Trilha? Hiking? Trekking?

Atualizado: 14 de jul. de 2020


São tantos nomes diferentes que muitas vezes nos perdemos nos seus significados e não sabemos, de fato, o que estamos fazendo: caminhada, trekking, hiking, trilha? Mas, afinal, qual a diferença? Ela realmente existe?

Caminhada é uma das principais formas de locomoção entre os animais bípedes e, normalmente é feita em passos alternados entre as pernas, de forma lenta. Outros a visualizam como uma atividade física, uma modalidade de exercício aeróbico muito bom para preservar a saúde; um exercício fácil, que não exige grandes riscos e que pode ser realizado na intensidade adequada para cada caminhante. Além disso, não exige muitos equipamentos e pode ser feita em qualquer lugar, como em parques, em calçadas...

Quando essas caminhadas são executadas ao ar livre em parques naturais, em percursos de um dia, no estilo bate-volta, para o qual não se exige um certo preparo físico dos praticantes, costumam ser designadas com a palavra de origem inglesa hiking, que nada mais é do que uma caminhada.

O Hiking é feito em trilhas, que nada mais são do que caminhos, estradas ou passagens terrestres existentes ou já estabelecidas, com o intuito de aproximar as pessoas de um ambiente natural, ou de levá-las a um determinado atrativo turístico ou paisagístico específico, seguindo um caminho com sinalizações já definidas utilizando-se de recursos interpretativos por meio de mapas ou guias.

E o que seria o tal trekking? Trekking, outra palavra de origem inglesa, é usada para definir uma caminhada que exige um bom preparo físico dos seus praticantes, principalmente na parte aeróbica e implica acampar, dormir fora de casa durante a realização do percurso, seja em campings ou abrigos, refúgios do caminho, realizando vários pernoites em lugares diferentes. Por essas razões, seus praticantes são vistos com mochilas cargueiras, uma vez que é necessário levar desde barraca, saco de dormir, isolante térmico, até a alimentação e os produtos para prepará-la no caminho.

É uma prática mais imersiva na natureza, que compreende travessias e exige experiência dos seus praticantes, desde conhecimentos de sobrevivência, primeiros socorros, até noções de localização e, também, de possivelmente necessitarem da companhia de um bom guia.

Agora que você já tem uma noção básica das diferentes modalidades de caminhada, qual delas você deseja fazer? Conta pra gente.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page