top of page

Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

Atualizado: 1 de nov. de 2020


Credencial do Peregrino e Vieira.📷snowfabiana19

Você sabia que existe um trecho do caminho de Santiago de Compostela no Brasil? Então vem com a gente que explicamos melhor essa história.

Antes de falar do trecho brasileiro, precisamos saber que caminho é esse. Na verdade, são vários os Caminhos de Santiago de Compostela, pois eles nada mais são que caminhos, percursos que os peregrinos faziam de suas casas até Santiago de Compostela, desde o século IX, para venerar as relíquias do Apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela, na Espanha.


Apóstolo Santiago Maior.📷snowfabiana19
📷 Corre Mundo
Marco Inicial do Caminho. 📷snowfabiana19

A fim de formar uma dessas rotas, a magnífica Ilha da Magia, a cidade de Florianópolis, em 29 de junho de 2017, foi escolhida para receber um pequeno trecho do famoso Caminho Espanhol de Santiago de Compostela, fazendo parte da rota oficial. O caminho compreende um misto de fé, superação, resiliência, aventura, contemplação e deslumbramento das belas praias e paisagens dos morros catarinenses.


O percurso compreende pouco mais de 21 km e pode ser percorrido em um dia ou dividido em percursos menores, conforme as condições físicas do peregrino. Ele está inserido no caminho oficial espanhol e pode ser concluído com o trecho do caminho inglês iniciado na cidade de Corunã, na Espanha, cujo trajeto compreende apenas 80 km, que somados ao percurso brasileiro, permitem ao peregrino concluir os mais de 100 km finais a pé, requisito para receber o Certificado de Peregrinação (Compostela) na Espanha.


Observe que se o percurso inglês for iniciado pela cidade de Ferrol, na Espanha, outro trajeto do caminho inglês, que compreende uns 120km, não há a necessidade do caminho brasileiro para completar o total de mais 100 km para a certificação.


Para o caminho brasileiro, é recomendado que o peregrino ou aventureiro use mochilas de hidratação, ou comuns, além de levar bastante água, lanches, botas ou tênis apropriados para trilhas, bonés ou chapéus, blusas de proteção solar, repelente, protetor solar e principalmente bastões de caminhada para os trechos íngremes dos morros do trajeto.


Embora não seja item essencial, os que quiserem documentar e complementar o trajeto na Espanha devem adquirir a Credencial do Peregrino que pode ser requerida com as diversas Associações de Amigos do Caminho de Santiago espalhadas pelas capitais do país ou diretamente da Espanha, por valor de custo, incluída a vieira (concha), símbolo dos peregrinos.


Credencial do Peregrino.📷snowfabiana19

O trajeto brasileiro se inicia na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, na Praia de Canasvieiras, região norte da ilha, onde são apresentadas as credenciais do peregrino no horário previamente agendado com a paróquia para adquirir os carimbos das quatro igrejas do trajeto, preferencialmente um dia antes de iniciar o percurso ou após a conclusão do trajeto.

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe. 📷snowfabiana19
Igreja Nossa Senhora de Guadalupe.📷snowfabiana19


O percurso inicial ocorre pela extensão da Praia de Canasvieiras até o ingresso em parte da

Praia de Canasvieiras.📷snowfabiana19

cidade, seguindo em direção à segunda Igreja de São Pedro, representada no segundo carimbo. Após a saída da segunda igreja, segue-se à direita em uma pequena subida até a Praia da Lagoinha, caminhando em direção ao acesso da Trilha do Morro do Rapa, onde se sobe o morro com considerável grau de dificuldade, mas cuja beleza da paisagem e da natureza do costão compensam todo o esforço do caminho.


Costão da Trilha Morro do Rapa.📷snowfabiana19

Ao final da trilha do Morro do Rapa, segue-se para a esquerda em direção à exuberante Praia Brava com sua areia fina e macia, caminhando em sua extensão até a entrada da Trilha do Morro da Feiticeira, trajeto em meio à mata e seus encantos.

Trilha do Morro da Feiticeira.📷snowfabiana19

Ao se concluir o Morro da Feiticeira, o caminho segue em direção à Praia dos Ingleses, cujo trecho inicial pode ser feito pela praia ou pela Rua das Gaivotas até o momento em que se deve ingressar na praia e virar à direita, antes das dunas, em direção à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, representada pelo terceiro carimbo.


O percurso final, após a terceira igreja, é feito em trecho urbano, pela rua, até ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, ponto final da peregrinação, e representado pelo último carimbo do percurso momento de muita emoção, devoção e fé aos que se aventuraram a trilhar esse caminho.







Santuário Sagrado Coração de Jesus. 📷snowfabiana19


Se você quiser mais informações ou tiver interesse em trilhar esse belo caminho, entre em contato e mande suas dúvidas; teremos o maior prazer em lhe atender e estruturar um roteiro inteiramente guiado e com segurança.


Vem experimentar o mundo!