top of page

Cânions do Viana



Cânion dos Vianas. 📷 Lucas Pinhel

Os Cânions do Viana, ainda desconhecidos da grande maioria dos brasileiros, se localizam a 29 km da cidade de Bom Jesus, um município ao sul do estado do Piauí, e a 610 km da capital, Teresina.

A passagem do Rally dos Sertões em 2009 e da rota do Sertões em 2012 pelo Piauí divulgaram o belíssimo cânion e suas formações rochosas aos participantes dos eventos e ao Brasil.

Cânions do Viana. 📷 Te Vejo pelo Mundo

Ao contrário de muitos cânions já mostrados aqui no Blog, esses não possuem água em seus desfiladeiros, porém, nada que comprometa o cenário de beleza e encantamento da paisagem.


Cânion dos Vianas. 📷 FortNotícias

Segundo a lenda da região, esses cânions teriam sido formados pelos índios que, ao fugirem de uma seca na região e ao se encaminharem para o Vale do Gurgueia, foram abrindo caminhos por entre os paredões.


Cânions do Viana. 📷 Emiliano Amorim

Em seus diversos paredões, que impressionam pela beleza das cores e formas, é possível praticar escaladas e rapel. Também é possível se realizar trilhas, caminhadas dos mais diversos níveis, bem como passeios de bike, em veículos 4 x 4 e motos por dentro dos cânions que compreendem uma extensão de 30 km já mapeados e abertos à visitação, percurso que pode ser percorrido em 5 horas.


Gruta do Viana. 📷 Emiliano Amorim

Gruta do Viana. 📷 Israel Guerra

Após os paredões, também é possível visitar a Gruta do Viana, que fica no alto de uma serra e possui um labirinto com diversos salões. Na sua entrada, existe uma imagem de Nossa Senhora, pois, segundo os moradores locais, a gruta foi visitada por uma santa.

E aí, que tal conhecer mais essa beleza da natureza do nosso Brasil? Nos sigam, comentem, compartilhem.






67 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo