top of page

Cânion Espraiado

Atualizado: 26 de out. de 2020


Cânion Espraiado. 📷 Andre DIb

O Cânion Espraiado está localizado a 35 Km da cidade catarinense de Urubici, que é o ponto povoado mais alto do Brasil. Ele se encontra mais precisamente na parte sul do Campo dos Padres, a 1500 metros de altitude acima do nível do mar. Situado em propriedade particular, o seu acesso para a visitação necessita ser autorizado.

O seu desfiladeiro é parte da Serra Geral que divide a região serrana com a planície catarinense. Os seus paredões de pedra, que atingem mil metros de altura, foram talhados pela ação erosiva dos ventos e da água por milhares de anos que formaram penhascos muito altos e verticais de onde se despencam várias cachoeiras, algumas com 90 metros de altura.

Os aventureiros podem empreender a subida até a borda dos seus penhascos de duas formas: caminhando ou em veículo 4 x 4. Assim, terão o privilégio de uma vista linda e magnífica da serra catarinense.

A trilha para acesso ao topo se inicia na Pedra da Águia, onde os carros devem ser deixados e iniciado o trajeto ao cânion, caso se decida subir caminhando. São, ao todo, 9,6 Km caminhando, o que leva em torno de 3 horas, pois a sua maior parte é de subida.


A trilha, inicialmente, é realizada por uma estrada que vai seguindo o Rio Canoas em um vale cercado de montanhas. Nesse percurso, é necessário cruzar alguns rios que, dependendo da época do ano, podem estar cheios, sendo necessário retirar as botas ou os tênis para evitar molhá-los.

Passado o vale, se inicia o trecho da subida, que não é muito íngreme, mas, que necessita de prestar atenção no terreno, pois em alguns pontos se tem pedras soltas e lisas; e em outros, é pura lama que gruda no calçado e o torna pesado.

Quase ao final da subida, a trilha faz uma bifurcação, devendo-se pegar à direita para acessar o cânion através de um caminho que percorre um córrego. Seguindo logo adiante, encontra-se um campo, quase todo plano, muito úmido, formado por gramas que se encontram bem encharcadas, uma espécie de banhado que acaba molhando nossos pés; portanto, nesse percurso, recomenda-se o uso de galochas .

Ao final desse trecho, se vislumbra o cânion e de início já se avista duas cachoeiras bem altas, uma de cada lado. No centro do cânion é onde se concentra uma das vistas mais bonitas de duas torres naturais, e de onde se tem a visão do vale abaixo da Serra do Corvo Branco.

Para os que gostam de atividades mais radicais, no Cânion Espraiado, periodicamente, é instalado um pêndulo com altura em queda livre de 80 metros, que é fixado num local em que o cânion atinge 400 m de altura. Também é possível realizar passeios de cavalgada e rapel pelo cânion.


Balanço Infinito.📷 Cristian Stassun

Também é possível contemplar a vista de um modo radical, mas nem tanto, por meio de um balanço que foi instalado no cânion e que permite sentir uma sensação de liberdade voando ao vento enquanto os olhos contemplam a paisagem.

E aí, qual dessas aventuras você vai querer fazer no Cânion do Espraiado? Se gostou das informações, deixe a sua curtida e o seu comentário.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo