Cânion do Sussuapara



Cânion Sussuapara 📷snowfabiana19

Localizado no estado do Tocantins, em pleno Parque Estadual do Jalapão, e a 12 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins, encontramos esse pequeno e encantador cânion. Seu nome, Sussuapara, é de origem tupi-guarani "Suçuapara", que significa cervo do pantanal, ou popularmente conhecido como veado galheiro, animal que se encontra extinto na região e que era constantemente visto no cânion se refrescando e bebendo suas águas.


Cânion Sussuapara 📷snowfabiana19

O cânion surge como uma fenda de paredões de rocha arenítica em meio à vereda do cerrado brasileiro. Escondido entre a vegetação, ele possui em torno de 60 metros de comprimento e 15 metros de altura. Em praticamente toda a sua extensão, surge uma sucessão de pequenas quedas d'água que brotam o ano inteiro, envoltas por samambaias, musgos e raízes, formando uma espécie de cortina, ou uma chuva que cai constantemente; e ao seu fundo, temos um pequeno curso de água que corre em meio ao cânion, independente da estação do ano.


Cânion Sussuapara 📷snowfabiana19

Dentro do cânion, a sensação térmica é sempre fresca e agradável em virtude do excesso de água e da espécie de vegetação, confrontando assim com o calor da parte externa.

Ao atravessá-lo, é possível ver ao seu final um pequeno poço de água em uma pequena cascata que surge ao meio de dois paredões com uma fenda ao meio. O cânion é objeto de diversas lendas dos moradores locais, dentre elas, uma diz que a pequena cascata é encantada e pode realizar desejos, bastando entrar debaixo da queda d'água, fechar os olhos e pensar positivo.


Cânion Sussuapara 📷snowfabiana19

Cânion Sussuapara 📷snowfabiana19

Cânion Sussuapara 📷snowfabiana19

Cânion Sussuapara 📷snowfabiana19



Cânion Sussuapara 📷snowfabiana19

Localizado em uma propriedade privada, a trilha de acesso ao cânion, após a estrada de chão onde ficam os carros, é curta e bem demarcada. Chegando à guarita de acesso às escadarias que descem ao cânion, é necessário pagar uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais) por pessoa para visitação.

Apesar de pequeno, a beleza natural do Cânion Sussuapara nos encanta com sua perfeição da natureza em meio ao cerrado árido e arenoso. Se você estiver pelo Jalapão, não deixe de inserir essa atração no seu roteiro.

Quer conhecer esse lugar maravilhoso? Vem experimentar o mundo com a gente! Deixe a Corre Mundo montar o seu roteiro e transformar sua viagem em uma vivência de encantos e histórias para recordar.



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo