top of page

Cânion das Bandeirinhas

Atualizado: 5 de jul. de 2020


Cânion das Bandeirinhas. 📷 Ederson Godoy

Localizado no coração do Parque Nacional da Serra do Cipó, no Estado de Minas Gerais, o Cânion das Bandeirinhas está a 96 km da capital, Belo Horizonte. Ele é formado pelo afunilamento do Ribeirão Bandeirinhas e pela Serra das Bandeirinhas. O cânion possui paredões de 80 metros de altura e uma extensão de 6 km, com cascatas, cachoeiras e piscinas de águas cristalinas e fundo de pedras claras.

No interior dos seus blocos de rochas, é possível contemplar a beleza de orquídeas e ninhos de pássaros, que revelam o cenário de beleza e exuberância da sua flora e fauna.

O seu acesso é por meio de trilha plana, com muita exposição ao sol e com trechos de subidas e travessias de rios, sendo recomendado o acompanhamento de um guia. É considerada uma trilha de nível moderado/difícil, pois possui 12 km (da portaria do parque até o cânion, totalizando, ida e volta, 24 km), e pode ser percorrida de bicicleta, a cavalo ou caminhando. É um passeio para passar o dia, uma vez que a caminhada de acesso leva em torno de 3 horas de ida, e o mesmo tempo para regresso devido à extensão do percurso.

O percurso tem como atrativo as paisagens da Serra da Lagoa Dourada e a travessia pelo Ribeirão Mascate, que possui o fundo coberto de pedras escorregadias.


Ribeirão dos Mascates. 📷Chico Trekking
Cachoeira da Farofa. 📷Rafael Aquino Nogueira

Também localizada na Serra das Bandeirinhas, e com parte do percurso igual ao destinado ao cânion, os caminhantes podem ter acesso à Cachoeira da Farofa, que possui esse nome devido à água se esfarelar pelas pedras, formando uma profunda piscina natural. O seu acesso é através de uma trilha plana de 6 km. Essa é uma das cachoeiras mais visitadas do parque pois possui uma queda d'água de 80 metros de altura, em meio a um paredão de rochas quartzíticas.

Uma vez dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, os amantes das caminhadas podem se deslumbrar com as suas paisagens e aproveitar para conhecer as mais de 60 cachoeiras que enriquecem o seu cenário natural.

E aí, animados para conhecer mais essa beleza nacional? Sigam o nosso blog e viajem por esses cenários encantadores do Brasil.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page