top of page

As deslumbrantes Montanhas Rochosas do Canadá

Atualizado: 1 de nov. de 2020


Montanhas Rochosas. Parque Nacional de Banff 📷snowfabiana19

As Montanhas Rochosas do Canadá são um espetáculo de imponência e beleza da natureza que nos encantam com a sua grandeza. Elas atravessam as províncias da Colúmbia Britânica e Alberta, e compreendem os Parques Nacionais de Yoho, de Jasper e de Banff. Cada quilômetro percorrido nessa região tem um encantamento especial, são montanhas gigantes, como o imponente Mount Robson — a montanha mais proeminente da cordilheira — cobertas, por gelos, as Cataratas Athabasca, a Geleira Athabasca e os lagos maravilhosos de um azul que brilha aos olhos como o Moraine, Louise, Emerald e outros.

Em um passeio de 4 dias, saindo de Vancouver, é possível contemplar as belezas dessa cadeia rochosa e algumas das diversas atrações dos parques nacionais no qual o complexo de montanhas está inserido.


Coquihalla Canyion Provincial Park 📷snowfabiana19
Túneis de Othelo 📷snowfabiana19

Coquihalla Canyion Provincial Park 📷snowfabiana19

Partindo de Vancouver e passando pelo Distrito de Hope, ainda na Província da Colúmbia Britânica, não podemos deixar de visitar o Coquihalla Canyion Provincial Park, que são desfiladeiros alinhados em falésias planas e verticais formadas pelo Rio Coquihalla. Esses paredões que chegam a ter 91,44 metros de granito já foram palco de filmes como Rambo: First Blood, na cena em que o personagem Rambo pende do penhasco enquanto um helicóptero tenta derrubá-lo.

Sobre aquele mesmo rio existe em torno de cinco túneis chamados de Túneis de Othelo, que são túneis ferroviários cuja construção foi concluída em julho de 1916 pela Canadian Pacific, responsável pela construção da ferrovia que foi prometida se a Província da Colúmbia Britânica se juntasse efetivamente à confederação canadense. Atualmente esses túneis se tornaram roteiro popular para trilhas na região.


Spahatas Creek Falls 📷snowfabiana19

Seguindo o caminho das montanhas, na mesma província, próximo a 10 km da Rodovia Yellowhead, não podemos deixar de visitar a Spahatas Creek Falls no Wells Gray Provincial Park. Essas cachoeiras nascem do derretimento da neve e brotam em uma passagem entre a Raft Mountain e a Trophy Mountain. Essas águas fluem por 15 km até as quedas de Spahats e entram no Rio Clearwater. As quedas possuem em torno de 75 a 80 metros considerando o segundo nível.


Jasper 📷snowfabiana19

Ao chegarmos na Província de Alberta, nos deparamos com as belezas das montanhas rochosas no Parque Nacional de Jasper, onde podemos contemplar as Cataratas Athabasca que ficam a aproximadamente 30 km da cidade de Jasper.


Athabasca Falls 📷snowfabiana19

As Cataratas Athabasca, formadas pelas águas do Rio Athabasca, não são conhecidas pela sua altura, uma vez que possuem apenas 23 metros, mas, sim, em razão da sua força devido à grande quantidade de água que flui por seu desfiladeiro, o que permite a prática de rafting após as suas quedas. O seu acesso é feito pela Estrada 93A, e elas podem ser visualizadas das diversas plataformas existentes nas trilhas de acesso.


Glacial Athabasca 📷snowfabiana19

No Parque Nacional de Jasper, os mais aventureiros não podem perder a chance de visitar um glacial de perto, no caso, o famoso Glacial Athabasca. Ele é uma das seis geleiras principais do campo de gelo Columbia, situado nas Montanhas Rochosas Canadenses, e tem aproximadamente 6 km de comprimento e cobre uma área de 6 km², com uma espessura que varia de 90 a 300 metros. Por estar localizado próximo à estrada que liga Jasper a Banff, e por ser de fácil acesso, uma vez que seu ponto terminal pode ser alcançado após uma pequena caminhada, é o glacial mais visitado da América do Norte.


Ice Explorer por dentro 📷snowfabiana19
Ice Explorar por fora 📷snowfabiana19

Para subir ao glacial, os turistas são levados ao Centro de Visitantes que fica em frente à geleira. O local dispõe de cafés, lojas e um terraço externo de onde é possível tirar lindas fotos. Desse centro, os turistas são levados em um ônibus comum até o pé da geleira, local onde trocam de veículo para o Ice Explorer, uma mistura de ônibus com tanque de guerra, com rodas gigantes e apropriadas para trafegar no gelo e nas inclinações do trajeto até a geleira.


Glacial Athabasca 📷snowfabiana19
Glacial Athabasca 📷snowfabiana19

Ao chegarmos à geleira, nos é permitido caminhar, tirar fotos, experimentar a água direto da geleira, tudo no tempo máximo de 15 minutos, período adequado para suportar a baixa temperatura no glacial.


Lago Moraine 📷snowfabiana19

Ainda na Província de Alberta, seguindo para a cidade de Banff, podemos contemplar as magníficas montanhas no Parque Nacional de Banff, que é o parque mais antigo do Canadá com mais de 6.000 km² na região das Montanhas Rochosas e com paisagens estonteantes. Nele é possível contemplarmos o Lago Moraine, com profundidade máxima de 14 m, rodeado por montanhas e árvores, considerado um patrimônio da humanidade pela Unesco em 1985.


Lago Louise 📷snowfabiana19

A apenas 14 km dele, é possível conhecermos o icônico e famoso Lago Louise, com uma superfície de aproximadamente 2,5 km de extensão e 90 metros de profundidade. No verão, é possível praticar canoagem em suas lindas águas e, no período de inverno, o lago se torna uma ótima opção para patinação no gelo.


Vista do Sulphur Mountain 📷snowfabiana19