Aquidauana – no centro do turismo de aventura do Brasil


Estrada Parque de Piraputanga 📷Gov. Estado MS

O Município de Aquidauana, cujo nome vem do vocabulário dos índios da etnia Guaicurus e significa rio estreito, está localizado a 140 km da Capital, Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul. Seus dois distritos, de Camisão e Piraputanga, fazem o município despontar como o coração do turismo de aventura na Região Centro- Oeste.

Ainda pouco conhecidos pelos sul-mato-grossenses e pelo restante do país, a cidade e os pequenos distritos formam uma região de paisagens magníficas que marcam a transição do Cerrado brasileiro, Serra de Maracaju e o início da planície pantaneira.

Dentre as diversas atrações turísticas da região, o distrito de Piraputanga se destaca pelo seu acesso via Estrada Parque que é margeada de um lado pelo Rio Aquidauana e no outro, pelos lindos paredões de arenito e morros que encantam pela tamanha beleza.



Nesse primeiro distrito, os aventureiros podem praticar diversas trilhas com os mais diferentes níveis de dificuldade e se aventurar em escaladas, rafting e até mesmo na prática de rapel. Além do turismo de aventura, Piraputanga também se destaca pelo turismo gastronômico com seus deliciosos peixes servidos no Pira Restaurante e no La Garcia.

Dentre as trilhas, uma das mais bonitas da região pode ser realizada na Chácara dos Mirantes, que contempla a subida de um dos morros da região e que proporciona uma vista magnífica dessa natureza estonteante margeada por morros e a savana do cerrado brasileiro.

Já no distrito de Camisão, cujo nome é uma homenagem ao Coronel Carlos de Morais Camisão que comandou a Retirada da Laguna, episódio da Guerra do Paraguai, uma das atrações mais conhecidas e famosas é o Morro do Paxixi, cuja trilha pode ser realizada a pé, de moto, carro ...

O que importa é percorrer o lindo caminho que se inicia por uma estrada de chão com alguns trechos calçados, contemplando as morrarias coloridas pelos majestosos ipês quando floridos, passando pela Cachoeira do Paxixi, onde também é possível realizar um rapel de 35 metros, e finalizar o percurso subindo no mirante, que contempla a belíssima imagem do início da região pantaneira, sua planície, e onde é possível se deslumbrar com um dos mais bonitos pôr do sol da região.

Durante esse trajeto, é possível contemplar cachoeiras e se banhar em suas águas admirando toda a imponente natureza do vale da região.



Além do famoso morro, é possível curtir também passeios de rafting pelo Rio Aquidauana, numa aventura divertida e refrescante que permite aos dispostos a encará-la sentir um pouquinho de adrenalina com o acelerar do coração.

Aos que curtem um contato mais direto com a natureza, é possível acampar na região que conta com estruturas e espaços adequados ao camping como o Novo Mundo Vivências, um cantinho acolhedor, charmoso e de fácil acesso no distrito de Camisão.



Na região que possui diversos morros em sua paisagem, é perfeitamente possível se aventurar na prática de rapel em paredões que chegam a 70 metros de altura, bem como praticar a escalada admirando toda a paisagem dos belos paredões de arenito.


Pantanal 📷turismoculturamix

Já no Município de Aquidauana, conhecido como Portal do Pantanal Sul, é possível se aventurar nesse bioma único e especial que contempla uma grande riqueza em fauna e flora que podem ser observadas em meio a diversas aventuras em contato direto na natureza.

E aí, gostou de conhecer mais esse paraíso de aventuras? Comente, compartilhe. Quer vivenciar essas naturezas em pleno coração do Brasil? Entre em contato conosco que ficaremos felizes em proporcionar essa experiência.


260 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo